segunda-feira, 24 de novembro de 2014

As minhocas e as formigas


     Sabe aqueles momentos em que você fica nocauteado por vários pensamentos? Você não sabe qual é mais importante e isso gera uma ansiedade em ti. Várias ideias, planos e projetos, e você começa a pensar que está ficando um pouco louco ou bipolar.
     Não se preocupe. Esses pensamentos são vozes. Vozes das minhocas da sua cabeça.
     Sim. Você tem minhocas na cabeça. 
     Elas vivem em harmonia até o momento que um problema aparece e elas tem que lidar com aquilo. Porém algumas vezes elas tem opiniões diferentes e começam a querer falar mais alto para que você as escutem. Cada uma com sua grande ideia.
     Logo você, que é uma formiga nesse vasto mundo.
     Ah, esqueci de mencionar que você é uma formiga?
     Então... És uma formiga que mora num vasto mundo, cheio de minhocas falantes na cabeça!
     E nesse meio tempo tenta verbalizar ou concretizar o que as minhocas dizem. Mas elas são muitas e muito barulhentas. Então você puxa uma das finitas cordas que te prendem e uma outra formiga aparece. Você a chama de amiga.
     E com essa formiga você tenta compartilhar o que as minhocas dizem.
     A formiga amiga presta atenção em suas próprias minhocas antes de te dizer o que pensa sobre isso e você pode sair satisfeito ou não.
     Suas minhocas são diferentes das outras.
     Às vezes aquela formiga amiga não se mostra tão amiga e você afrouxa um pouco mais a corda que conecta vocês, criando uma distância significativa. Ou se identifica com aquela formiga e puxa mais a corda para não perdê-la de vista nesse mundo tão vasto e cheio de formigas. Suas cordas são de prata para que nunca se arrebentem.
     Este mundo caótico segue uma ordem empírica de construção e destruição. Quem melhor para exercer esse papel do que você, formiga? 
     Mas não se preocupe com isso. Suas minhocas já tem assunto demais para chamar sua atenção.
     Voltando para o assunto anterior, não importa quanto tempo passe, o quão distante aquelas formigas estão de ti. Elas sempre estarão ligadas com a sua vida de alguma forma. As minhocas jamais se esquecem.
     Algumas preferem se calar perante alguns assuntos. Outras só observam, esperando a melhor oportunidade.
     Mas você, pequena formiga, sabe!
     Sabe que você é uma formiga, num vasto mundo, conectada em outras formigas através de cordas de prata e confusa com as minhocas histéricas na sua cabeça.